Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Tríplex de Lula era propina, afirma empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS

Folha da São Paulo - Edson Pereira de Oliveira

há 8 anos

Trplex de Lula era propina afirma empreiteiro Lo Pinheiro da OAS

Um tríplex em Guarujá (SP) destinado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria abatido das propinas que a OAS tinha de pagar ao PT por obras na Petrobras, disse o empreiteiro Léo Pinheiro a investigadores da Lava Jato.

O depoimento, revelado pela revista "Veja" e confirmado pelaFolha, consta da negociação de delação premiada de Pinheiro, que foi suspensa pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após vazamento de uma informação anterior, que mencionava o ministro do Supremo Dias Toffoli.

Também são citados a presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB).

"Ficou acertado que esse apartamento seria abatido dos créditos que o PT tinha a receber por propinas em obras da OAS na Petrobras", disse Pinheiro, sobre conversa com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto em 2010.

"Nesse contato, perguntei para Vaccari se o ex-presidente Lula tinha conhecimento do fato, e ele respondeu positivamente [...]", completou.

Pinheiro afirmou ainda que a reforma feita no tríplex pela OAS "não seria cobrada do ex-presidente", porque seria abatida "também como uma retribuição dos serviços prestados por Lula com a OAS na área internacional".

Em outra parte da delação, o empreiteiro tratou do sítio em Atibaia (SP) atribuído a Lula. Pinheiro disse que o petista solicitou em 2014, uma reforma no local.

Da mesma forma, disse, ficou "implícito que a OAS atuaria e seria remunerada com o abatimento dos créditos com o PT e em retribuição ao serviço prestado por Lula em favor dos negócios internacionais da empresa".

Pinheiro disse ainda que contratou Lula para uma palestra na Costa Rica, em 2011, por US$ 200 mil. A OAS tinha interesses no país e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, havia dito que o petista poderia "influenciar autoridades locais em prol dos negócios da OAS".

Após a palestra, segundo Pinheiro, Lula o levou a um jantar com a então presidente Laura Chinchilla.

Em outra parte do acordo de delação, o empreiteiro disse que pagou caixa dois à campanha de Dilma em 2014, por meio de contrato fictício com a agência de comunicação Pepper.

Foram três parcelas de R$ 239,3 mil, segundo Pinheiro —valor solicitado pelo então tesoureiro Edinho Silva "para o pagamento de despesas da campanha".

Por fim, Pinheiro disse que, a pedido de Okamotto, custeou a armazenagem de bens pessoais de Lula a partir de 2010 —quando ele ainda era presidente—, em troca de ajuda para a OAS no exterior.

TUCANOS

Ao falar de tucanos, Pinheiro citou um esquema de propina nas obras do Rodoanel Sul, em São Paulo, no governo Serra (2007-2010).

Segundo ele, a OAS, que ganhou o lote 5 da obra, integrava um cartel que se reunia na Andrade Gutierrez, a partir de 2004, para acertar as licitações.

"Na licitação com contrato assinado em 2007 havia um convite de 5% de vantagens indevidas para Dario Rais Lopes e Mario Rodrigues", disse Pinheiro.

Lopes era secretário de Transportes de Serra, e Rodrigues, diretor de engenharia.

Ainda segundo o depoimento, em 2007, por determinação de Serra, o contrato foi renegociado e ficou 4% mais barato.

"Em razão dessa negociação, os valores de vantagens indevidas também foram repactuados para 0,75%".

Parte da propina, ainda segundo Pinheiro, foi paga por meio de uma empresa e outra parte, em dinheiro vivo.

Com relação a Aécio, o dono da OAS relatou propina de 3% nas obras da Cidade Administrativa, durante seu governo (2003-10).

Como adiantou a Folha em junho, os pagamentos eram feitos a Oswaldo Borges Costa Filho, considerado operador dele.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações256
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2555
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/triplex-de-lula-era-propina-afirma-empreiteiro-leo-pinheiro-da-oas/378082299

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Será que só Lula será indiciado? Cadê o Aécio, Sarney, Eduardo Cunha Renan Calheiros, Romero Jucá entre outros denunciados e com processos no STF? Tenho certeza que alguns membros do STF estão com o pé nas costas... Renan Calheiros disse no plenário, que interferiu no STF o processo da senadora Gleise Hoffman. Se alguém tiver dúvida que o crime organizado da política está ditando as regras,pode confrontar com meu pensamento. continuar lendo

O problema aí é outro: STF. No caso do Lula, que não tem mais o foro, a Justiça Federal está andando normalmente. continuar lendo

Não apenas o tríplex de Guarujá, mas também o sítio de Atibaia, as falsas palestras, o tal Instituto Lula, a amante, os filhos, a obstrução da Justiça etc etc. E ainda tem gente que defende esses corruptos. continuar lendo

Tudo isso é verdade. Este País é a terra da Cleptocracia. continuar lendo

É preciso passar o país a limpo, doa a quem doer. Não é um partido ou outro, são todos os corruptos que delapidam nossa Pátria. continuar lendo