Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Apoio à democracia diminui com corrupção e recessão, mostra Datafolha

há 7 anos


O apreço do eleitorado pela democracia como forma de governo diminuiu nos últimos anos, um provável reflexo do descrédito em que os políticos caíram com o cerco à corrupção e a profunda recessão econômica em que o país mergulhou há três anos.

Segundo o Datafolha, 56% dos eleitores concordam com a noção de que a democracia é sempre melhor do que outras formas de governo. Em dezembro de 2014, a mesma ideia tinha o apoio de 66% do eleitorado –o nível mais alto de apoio à democracia observado pelo Datafolha desde que a pergunta começou a ser feita pelo instituto, em 1989.

No fim de 2014, a ex-presidente Dilma Rousseff acabara de ser reeleita e se preparava para iniciar seu segundo mandato. Embora as dificuldades econômicas fossem evidentes, a taxa de desemprego ainda estava em queda e os efeitos mais fortes da recessão ainda estavam por vir.

Segundo o Datafolha, 21% dos eleitores concordam com a ideia de que em certas circunstâncias uma ditadura é melhor do que um regime democrático. Em dezembro de 2014, pensavam dessa forma 15% dos eleitores. Outros 17% se disseram indiferentes à forma de governo do país. Há três anos, 12% achavam isso.

Na série histórica do Datafolha, o nível mais baixo de apreço pela democracia foi observado em fevereiro de 1992, quando o então presidente Fernando Collor de Mello estava prestes a completar dois anos de mandato.

Nos meses seguintes, período em que Collor e seu governo foram atingidos por uma série de acusações de corrupção que levaram ao seu impeachment antes do fim do ano, o apoio à democracia voltou a crescer. Em março de 1993, quando o país era governador por Itamar Franco, 59% preferiam a democracia.

A parcela do eleitorado que considera a ditadura preferível ao regime democrático em certas situações alcançou 29% em junho do ano 2000 e desde então diminuiu de forma quase contínua até o fim de 2014, mostra o Datafolha.

MENSALÃO

Nesse período, o prestígio da democracia também aumentou de forma praticamente contínua, com exceção de uma inflexão observada pelo Datafolha em julho de 2005, pouco depois do início do escândalo do mensalão, quando o apoio ao regime democrático diminuiu para 56%.

Deflagrado pelas acusações do então deputado Roberto Jefferson, o escândalo abalou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de ele concluir seu primeiro mandato. Superada a crise política, Lula conseguiu se reeleger no ano seguinte, quando a economia passou a crescer em ritmo mais acelerado e o apoio à democracia se recuperou.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações256
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações381
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apoio-a-democracia-diminui-com-corrupcao-e-recessao-mostra-datafolha/504967049

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sem dúvida os dados refletem a realidade que está presente em nosso dia a dia: o descontentamento com a situação atual do sistema vigente. De forma alguma isso seria desculpa para romper com o regime democrático, até porque, como demonstrado nos dados da pesquisa, o apreço pela democracia continua em um nível bastante tolerável. continuar lendo

As pessoas ignoram que o político é eleito, podem trocados mas a população os reelege independente de qualquer coisa. Basta ver que Collor foi eleito depois de confiscar a poupança e Lula está aí no topo das pesquisas. continuar lendo

Continua o oportunismo. Agora tem como novidade Dória, travestido de gari. (sem comentários)

Mais um oportunista buscando fazer o "ninho" para novas cooptações políticas.

No presente momento político no Brasil, podem ser citados dois importantes:

1- o povo não aprendeu e não sabe votar;

2- não há em quem votar que se volte para o povo.

Parece que haverá uma grande mudança para que tudo permaneça como está. continuar lendo

Sem dúvida temos os piores políticos do mundo. Mas não somos também os melhores eleitores! continuar lendo

Discordo Ricardo.

O que temos hoje é o resultado de ANOS de acomodação do brasileiro.

Sugestão
1) Não reeleger ninguém, ainda que a Lei permita.
2) Votar em que não teve mandato.
3) Ver compatibilidade moral entre o que você espera e o que o candidato propõe.

Na próxima eleição tudo estará resolvido? Claro que não. Assim como levamos anos para chegar à depredação moral política, levará anos para sairmos dela.

Qualquer um que prometa solução de curto prazo, no mínimo deve ser muito questionado. Isto se não estiver agindo de má fé mesmo. continuar lendo

Democracia é o governo voltado para o povo.
Não é isso que temos no Brasil.
No Brasil temos governos voltados para interesses pessoais e de partidos políticos. Não há preocupação com a população.
Então, não podemos afirmar que o Brasil hoje tenha um regime realmente democrático. Portanto, não é que exista uma rejeição ao regime democrático, até porque não podemos avaliar aquilo que de fato não temos.
O que existe é uma rejeição a uma classe política que não aplica os princípios da verdadeira democracia. continuar lendo