Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Oi é obrigada a permitir ligações gratuitas em 15 estados

há 7 anos


A Oi terá de permitir que as pessoas façam ligações gratuitas nos orelhões que administra em 15 estados. A medida foi anunciada pela Agência National de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira, 2, e vale desde o último domingo, 1, até 30 de março de 2018.

Este será o sexto ciclo de gratuidade imposto pela agência, que aplica essas punições como forma de obter compensação para consumidores que não conseguem usar plenamente o serviço de telefonia pública em seus estados.

"A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de no mínimo 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões", esclarece a Anatel.

Os 15 estados em que a Oi não conseguiu atender às exigências são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Neste ciclo, entraram ES, RR, SC e SE, mas o Rio Grande do Sul, que constava no ciclo anterior, ficou de fora porque a Oi conseguiu manter 92% dos orelhões no estado em funcionamento.

A próxima aferição de qualidade está programada para o final de fevereiro de 2018, quando a Anatel determinará se haverá mais ou menos instâncias de gratuidade. Até lá, moradores desses 15 estados podem aproveitar os orelhões para realizar chamadas tanto locais quanto de longa distância (desde que nacional) sem pagar nada.

Oi pode ser vendida a operadora estatal chinesa

Maior empresa de telefonia móvel do mundo, com 837 milhões de clientes, a China Mobile estaria interessada em adquirir a brasileira Oi, que enfrenta problemas devido a uma avalanche de dívidas.

A informação foi apurada pela Exame. De acordo com a revista, a estatal chinesa abriu um escritório em São Paulo e seus representantes têm feito reuniões com conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para discutir investimentos no país.

Uma das possibilidades em estudo é comprar a Oi, mas, para isso, há duas questões na mesa: a China Mobile quer saber se é possível zerar as multas em atraso da Oi e comprar apenas a divisão responsável por telefonia móvel.

"Três pessoas com conhecimento do assunto afirmam que um novo investidor para a Oi é a solução dos sonhos da Anatel — já que credores e acionistas da Oi ainda não chegaram a um consenso sobre o plano de recuperação", afirma a Exame.

As conversas estariam em estágio preliminar.

https://olhardigital.com.br/noticia/oieobrigadaapermitir-ligacoes-gratuitas-em-15-estados/71415

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações256
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações384
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oi-e-obrigada-a-permitir-ligacoes-gratuitas-em-15-estados/506246361

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O juízo em questão atende a uma cultura tupiniquim de que os grandes precisam ser detidos, mas sem nenhuma justificativa. A Oi disse que a sociedade ganha mais se os investimentos fossem em estrutura de banda larga, e isso me parece inquestionável. Particularmente acredito até que a telefonia tem dias contados, a tecnologia migra para internet e voip. Seja como for, a conta tem que ser paga, então não é a Oi que está arcando com o devaneio da "gratuidade" e sim os assinantes dos serviços que terão que bancar. Essa notícia soa para mim como uma expressão do cultivo à mediocridade. continuar lendo