Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

'Se o brasileiro soubesse tudo o que eu sei seria muito difícil dormir', diz Cármen Lúcia

Presidente do STF convidou críticos a assumirem seu lugar e disse que Brasil vive "tumulto"

há 7 anos


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, disse que se o brasileiro não dormiria se conhecesse tudo o que ela sabe. A declaração foi dada neste sábado, 7, ao comentar a situação dos presídios brasileiros, segundo a ministra, totalmente dominados organizações criminosas.

- Hoje temos as questões gravíssimas de organizações criminosas dominando em todos os estados do Brasil. Por isso eu digo que não é cômodo nem confortável nenhuma poltrona a qual me assente, por uma singela circunstância: eu sou uma das pessoas que mais tendo informações não tenho a menor capacidade de ter sono no Brasil - disse a ministra, durante participação no Festival Piauí Globonews de Jornalismo, realizado em São Paulo. - Se o brasileiro soubesse tudo o que sei, tendo visitado 15 penitenciárias masculinas e femininas, seria muito dífícil dormir - completou.

Cármen Lúcia ainda rebateu os críticos e os desafiou a assumir o seu lugar e fazer o que ela faz. Para ilustrar o momento atual do Brasil, a ministra citou um trecho do poema “Nosso Tempo” do mineiro Carlos Drummond de Andrade: “Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos/ As leis não bastam./ Os lírios não nascem da lei/. Meu nome é tumulto, e escreve-se na pedra.”

- Vivemos tempos de muito tumulto. Para mim, infelizmente, eu estou na presidência do Supremo e o Brasil quer uma solução para um mundo de tumulto.

Delação

Diante de uma plateia, a presidente do STF evitou se aprofundar em temas polêmicos. Sobre a deleção dos irmão Joesley e Wesley Batista, da JBS, disse apenas que o supremo ainda vai avaliar se houve ou não manipulação. Entretanto, ela ressalvou que ex-procurador geral da república, Rodrigo Janot, responsável por conduzir os acordos da colaboração dos empresários, é “experiente e muito prepardo.”

- A colaboração premiada tem sido um instrumento necessário para chegar ao fatos para que a corrupção não prevaleça. Eventuais excessos serão corrigidos. Nenhuma investigação ou acusação para caso o procedimento não tenha sido perfeitamente aplicado - observou a ministra, que criticou o “vazamento seletivo” das delações. - O vazamento é um erro.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/se-brasileiro-soubesse-tudo-que-eu-sei-seria-muito-dificil-dormir-diz-carmen-lucia-21921369#ixzz4uqzLqSKX

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações256
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-o-brasileiro-soubesse-tudo-o-que-eu-sei-seria-muito-dificil-dormir-diz-carmen-lucia/507667932

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O desabafo da ministra é legítimo. A questão carcerária é gravíssima. Representa a violação pelo Estado delinquente da garantia proclamada no inciso III do artigo da Constituição. Uma das causas dessa ignomínia é, sem dúvida, a corrupção político-empresarial que se alastrou por décadas e esvaziou os cofres do país.

No tocante a vazamentos, importa observar que, se eles são um erro, também o é o prolongado sigilo em relação às falcatruas de quem tem o dever de conduzir os destinos de uma nação. A Operação Lava Jato foi o primeiro passo para o combate à doença crônica da corrupção, mas o que pode realmente extirpá-la do seio da política é o instituto da colaboração premiada. Esperamos tenha ele vindo para ficar. continuar lendo

Presidio não é spa. continuar lendo

E eu entendo perfeitamente a Ministra Carmen Lúcia!
Se a encontrasse, diria: Tem horas que nem um caminhão de Ansiolíticos resolvem, Excelência!
O sistema carcerário brasileiro está terrível. É de tirar o sono mesmo!

Eu não queria, e nem quero, estar na pele dela e nem almejo fazer as mesmas visitas que ela está fazendo.

Oh, mulher franzina/poderosa/forte! continuar lendo

Quando mudar nossa constituição e começar fazendo o dever de prender a maioria dos políticos do crime organizado com ajuda de algumas vosssa excelências EX.gilmar HC mendes, talvéz os presídios seja local para trabalhos e estudos somente para aqueles que almeam ressocializar.Se pensarmos em mudar uma pouco, fazia um referendo exisgindo á Pena de morte para crime hediondos, corrupção e tods reincidentes, garanto que a bandidagem diminuiria e muito. continuar lendo

É preciso que venha a tona a denúncia. Sob pena de omissão?! continuar lendo