Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Bolsonaro chamou Moro para o governo ainda durante a campanha, quando juiz tomou decisão que contrariou o PT

Notícia publicada no site Congresso em Foco

há 5 anos


O juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato em Curitiba, foi convidado para integrar o governo de Jair Bolsonaro ainda durante a campanha eleitoral. Segundo o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, a interlocução foi feita pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. "Isso (o convite) já faz tempo, durante a campanha foi feito um contato", disse Mourão.

O general participa, na manhã desta quinta-feira (1º), do encontro entre o presidente eleito e o juiz federal para discutir a eventual participação de Moro no próximo governo. O magistrado chegou por volta das 7h30 ao Rio de Janeiro para a reunião. Durante o voo, em entrevista ao “Bom Dia, Brasil”, Moro disse que vai ouvir Bolsonaro e saber se há compatibilidade entre suas propostas e a do futuro presidente.

O superministério oferecido a Moro contempla as estruturas da Justiça, da Segurança Pública, da Transparência e Controladoria-Geral da União e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Este último integra hoje o Ministério da Fazenda.

Um dia após sua eleição, Bolsonaro disse em entrevistas a emissoras de TV que o convidaria para ser ministro da Justiça, agora, ou do Supremo Tribunal Federal (STF), assim que abrir a próxima vaga. “Fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”, respondeu o magistrado na terça-feira.

Delação de Palocci

Durante a campanha eleitoral, quando foi convidado a integrar o governo Bolsonaro, Moro tomou uma decisão que provocou protestos no PT. Ele quebrou o sigilo de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, que fez acusações contra os ex-presidentes Lula e Dilma e outros integrantes da cúpula petista. A delação, fechada pela Polícia Federal, não foi aceita pelo Ministério Público.

Advogados do ex-presidente Lula já se movimentam para contestar a imparcialidade de Moro em processos envolvendo o petista, que cumpre pena de 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em Curitiba, após decisão do juiz paranaense ter sido confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Advogados ouvidos pela Folha de S.Paulo alegam que, só de se encontrar com Bolsonaro para analisar um convite para participar do governo, Moro deve se declarar suspeito para julgar casos envolvendo Lula. O presidente eleito fez da bandeira antipetista e dos ataques a Lula alguns dos seus principais motes de campanha.

Suspeição

"A atuação de um juiz não pode ser pautada por interesses pessoais. Um juiz que confessa possuir aspiração política colidente com casos a ele submetidos não pode julgá-los, sob pena de colocar em dúvida a imparcialidade de sua atuação" , afirmou ao jornal o advogado Andrei Zanker Schmitt. "Suspeição significa suspeita. O cheiro de parcialidade já é motivo para o afastamento de um juiz", acrescentou.

Ao chamar Moro, Bolsonaro pretende reforçar seu discurso de combate à corrupção. No ministério, o presidente eleito quer dar carta branca para o juiz atuar no enfrentamento do crime organizado e da lavagem de dinheiro. Se for confirmado no ministério, Moro terá poder para inibir o tráfico de drogas e armas nas fronteiras e sobre a Polícia Federal, hoje no Ministério da Segurança Pública.

No governo, o juiz terá força para articular politicamente com o Congresso a aprovação do pacote de 70 propostas de combate à corrupção produzido pela Fundação Getúlio Vargas e a Transparência Internacional.

Moro tem audiência marcada para interrogar o ex-presidente Lula no próximo dia 14 no processo do sítio de Atibaia (SP), no qual o presidente é acusado de ter recebido propina da Odebrecht, da OAS e do pecuarista José Carlos Bumlai em forma de obras no imóvel. Também está previsto para as próximas semanas o julgamento da ação penal em que o ex-presidente é acusado de ter recebido um imóvel para o Instituto Lula como propina da Odebrecht.

publicado em https://congressoemfoco.uol.com.br/corrupcao/bolsonaro-chamou-moro-paraogoverno-ainda-duranteaca...

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações256
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações820
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-chamou-moro-para-o-governo-ainda-durante-a-campanha-quando-juiz-tomou-decisao-que-contrariou-o-pt/643876538

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Moro já tem o respeito e é preterido por todos que querem ver políticos corruptos sendo punidos.

Até foi cogitado para candidato à Presidência.

A população que não paga-pau do PT já contava com o devido reconhecimento e presença dele no STF. O Bolsonaro só pegou a onda.

Mas para chegar ao STF é melhor ser ministro de governo do que ir direto da primeira instância, o que só causaria barulho nas Cortes.

Mas os petistas esperneiam por tudo. Não falam nada sobre Toffoli ter soltado Dirceu com a ajuda de Marco Aurélio, Gilmar e Lewandowski ... os fiéis escudeiros. continuar lendo

Toda razão Armpit Lover. O que mais intriga é a contradição de o PT não achar parcial a decisão do ministro Dias Toffoli de conceder carta de alforria ao condenado no escândalo do “Mensalão” José Dirceu, com quem manteve, inclusive, relação de subordinação quando assessorou Dirceu na chefia da Casa Civil do governo Lula. Toffoli não teve nenhum pudor ao se considerar insuspeito para julgar o ex-chefe e lhe poupar até mesmo de usar uma incômoda tornozeleira eletrônica.

Com que moral vem agora o PT imputar ao juiz Sérgio Moro a pecha da parcialidade? Moro sequer continuará a presidir as audiências ou prolatar as sentenças pendentes na 13ª Vara Federal de Curitiba, conforme anunciou. Será que o partido mais corrupto da história vai alegar que o TRF-4 aderiu à perseguição a Lula ao lhe agravar a pena de 9 anos e seis meses imposta pelo “juiz parcial” para 12 anos e um mês. Não lhe parece o cúmulo da cretinice?! continuar lendo

Pois é Ricardo Fausto Becker,

Só se esquecem desse pequeno detalhe: não foi só o Moro que condenou ele ... fora os mais de 80 recursos que já foram apreciados neste mesmo processo do triplex (o que deve até ser um recorde se considerarmos a quantidade e o espaço de tempo). continuar lendo

Reportagem no mínimo tendenciosa, típica da esquerda, utilizando como uma das fontes a gloriosa e digníssima Folha de S.Paulo !

"Suspeição" ?? Temos quando um ex-advogado do PT está julgando causas do partido e de seus antigos "chefes" no Supremo Tribunal Federal ou quando Ricardo Lewandowski (cria do PT) rasga a CF/88 e "livra" Dilma Rousseff da inelegibilidade !

Chega com esse discurso barato da esquerda ! continuar lendo

Dr Edson o senhor acredita que seja moral e eticamente correto que um padrinho de casamento possa conceder habeas corpus para membros da família da noiva? continuar lendo

Quando da nomeação do advogado do PT para o STF por um presidente petista, nada disseram; quando Cardozo atuou mais como advogado de Dilma no impeachment do que propriamente AGU, nada disseram; quando Dilma nomeou Lula para ser ministro, numa clara tentativa de blindá-lo da lei, configurando explícito desvio de função, nada disseram.

Não passam de canalhas hipócritas. Bandidos da pior estirpe que reclamam de tudo, independente do que seja e a tudo que lhes seja contrário tentam impor o rótulo de "golpe".

Agora começarão a surgir essas hipóteses mirabolantes para tentar barrar a posse do Juiz probo que deu esperanças de dias melhores à nação brasileira.

Não conseguirão. O Brasil está com Sergio Moro e também com Bolsonaro. E é melhor Brasília já ir se preparando porque a farra vai acabar!

E o choro vermelho é livre, mas Lula não. E nem será!

Avante Brasil continuar lendo